Primeira indústria de MDF da região Amazônica, a paraense Floraplac segue com seu compromisso de redução dos impactos ambientais e atingiu a marca de 40 milhões de árvores reflorestadas. São cerca 300 mil mudas por mês e aproximadamente 4 milhões por ano. A meta é chegar à marca de mais 8 milhões de árvores plantadas até 2025. Tudo isso faz parte de um grande esforço da Floraplac em seguir com a missão de manter suas operações dentro de altos padrões de sustentabilidade.

O replantio feito pela Floraplac garante a preservação do meio ambiente e matéria-prima própria e de qualidade para a produção de um MDF de alto padrão. As áreas reflorestadas totalizam mais de 35 mil hectares, distribuídas em 30 fazendas em municípios nos estados do Pará e Maranhão.

“A Floraplac pauta suas atividades na sustentabilidade ambiental. Para isso, faz uso de matéria-prima oriunda de áreas reflorestadas, firmando seu compromisso em produzir com importante redução de impactos ambientais, mostrando que é possível alcançar o crescimento econômico de forma ética e responsável”, destaca Argeu Duarte Junior, diretor comercial da Floraplac.

Atualmente, 100% da matéria-prima utilizada pela empresa é eucalipto. Segundo Argeu Duarte Junior, diretor comercial da Floraplac, o uso desta planta vem de florestas de replantio, ao invés de florestas nativas, o que evita o desmatamento e tem forte redução no impacto ambiental. “O MDF fabricado com eucalipto traz mais benefícios como resistência a rachaduras e quebras no momento da fixação, montagem segura e remontagem por várias vezes sem sofrer desgastes na sua reutilização”, destaca Argeu Duarte Junior, diretor comercial da Floraplac.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o plantio de eucalipto tem impactos positivos na melhoria da qualidade do ar. Consequentemente, isso traz conforto térmico, redução da poluição sonora, redução da intensidade da erosão e melhoria da vazão de mananciais.

Sobre a Floraplac
Com 11 anos no mercado, a Floraplac fica situada no município de Paragominas, no Pará, e faz parte do Grupo Concrem, que integra ainda a Concrem Wood e a Expama. Hoje, a empresa emprega cerca de 1.600 colaboradores diretos, sendo maioria nativa da região. A Floraplac está presente em mais de 20 estados brasileiros. A empresa segue ainda capacitando seus colaboradores e, junto a isso, mantém seu pilar de responsabilidade corporativa com programas socioeducativos que já favoreceram cerca de 15 mil crianças, principalmente filhos de funcionários. A empresa é a única fábrica de MDF do Brasil a ser autossuficiente em energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseSpanish