O município de Paragominas-PA viveu um verdadeiro “boom” de exportações ao longo de 2021. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a somatória dos produtos exportados pelo município nos últimos 12 meses atingiu pouco mais de R$ 1,5 bilhão – valor 27% superior ao alcançado durante 2020.

Entre os produtos mais exportados por Paragominas estão: bauxita, milho, carne, madeira e soja – esta última representando mais de 90% de tudo o que o município exportou no último ano. Vale ressaltar que a China foi o maior comprador de soja de Paragominas, ou seja, o maior parceiro comercial da cidade.

Sobre a exportação de bauxita, trata-se de uma situação peculiar, já que o minério fica no Estado do Pará e é beneficiado na cidade de Barcarena, antes de ser exportado para o exterior já na forma de lingotes de alumínio.

“Ficamos muito satisfeitos com esse resultado. Trabalhamos duro para colocar a economia de Paragominas em destaque neste primeiro ano da nova gestão e conseguimos”, celebra o prefeito Lucídio Paes. Ainda de acordo com o gestor municipal, com as estratégias desenvolvidas nos últimos meses, a tendência é de um crescimento ainda maior até o final de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseSpanish