Ao longo das últimas décadas, Paragominas se posicionou como um dos maiores cases de sucesso no que tange à exportação de grãos para o Brasil e o mundo. O município faz parte do chamado ‘triângulo da soja’, ao lado de Ulianópolis e Rondon do Pará, cidades vizinhas que concentram centenas de milhares de hectares de grãos plantados anualmente.

Até o final de 2020, o Pará plantou aproximadamente 560 mil hectares de soja – sendo mais de 300 mil somente na região de Paragominas, principal polo produtor do Estado. Além da soja, culturas como a produção de milho e cacau também se destacam como atrativos de crescimento para investidores do agronegócio na região.

Laticínios

A produção de laticínios é extremamente respeitada na região de Paragominas, como queijo, leite, iogurte e uma gama de outros derivados sendo distribuídos dentro e fora da Região do Capim. Trata-se de uma produção já verticalizada e com ampla capacidade de expansão nos próximos anos.

Sob olhares atentos da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) de Paragominas e da Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará), os laticínios produzidos na cidade passam por um alto controle de qualidade. Por meio do Selo de Inspeção Municipal.

Psicultura

Existe um grande potencial de expansão da piscicultura em Paragominas. Cortada pelos rios Uraim e Capim, a cidade produz e beneficia espécies como tambaqui e tilápia, podendo haver expansão desse mercado, à medida em que os investimentos aportarem na cidade ao longo dos próximos anos.

Tomando como referência a média dos últimos quatro anos, o estado do Pará produziu aproximadamente 100 mil toneladas de pescado. Em Paragominas, a projeção é de que esse número aumente gradativamente, desenvolvendo cada vez mais essa atividade na região.

Cacau

Paragominas vê na exploração do cacau um grande potencial para investidores – seja a médio ou longo prazo. Afinal, a distribuição, nos últimos anos, de centenas de milhares de mudas do fruto aos produtores rurais da região, fomentou a cadeia produtiva cacaueira a patamares nunca antes vistos.

Na região da Vila da CAIP, área rural do município, a produção de cacau é uma promissora realidade. A produção anual dessa cultura, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é estimada em 250 mil toneladas, sendo que o Pará desponta como maior estado produtor com aproximadamente 129 mil toneladas por ano.

Pecuária Sustentável

A pecuária apresenta hoje fórmulas extremamente diversificadas àqueles que decidem investir na cidade de Paragominas. Com um potencial enorme para investimentos em capacitação e produtividade no setor, a cidade está pronta para o próximo passo, com a verticalização produtiva da carne de gado, frango e de suínos.

O que diferencia a cidade de muitos municípios brasileiros é o interesse mútuo de concentrar uma produção sustentável em toda cadeia da carne.

Floresta Plantada

Ainda que Paragominas viva uma verdadeira ebulição em se tratando de fechamento de negócios voltados ao Agro, Indústria e Mineração, a preocupação com o plantio de florestas também é uma crescente na cidade. Somente entre os anos de 2019 e 2020, o setor da mineração instalado no município ampliou em 52% o reflorestamento na região.

Apontada como uma cidade referência em desmatamento até o final do século passado e início do atual, a realidade hoje é outra, principalmente com o surgimento do projeto ‘Município Verde’, em meados de 2008, após a assinatura de um pacto contra o desmatamento entre o poder público e a sociedade paragominense.

Fruticultura

Paragominas tem um vasto potencial para o desenvolvimento da fruticultura. Com solo fértil, temperatura ambiente ideal e chuvas sazonais – principalmente durante o chamado ‘inverno amazônico’ -, a cidade já é referência por inúmeras culturas frutíferas, como a plantação de cacau, melancia e pitaya, verduras e legumes.

Durante dois ou três dias da semana – a depender da época do ano -, o projeto ‘Hoje Tem Feira’, parceria da Prefeitura de Paragominas com o Sebrae-PA, disponibiliza em pontos específicos da cidade, produtos da agricultura familiar para a população em geral. A fruticultura é uma excelente oportunidade de negócio no município, com impacto direto na geração de emprego e renda para a comunidade local.

Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseSpanish